quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Como trata o mau hálito



O que é a halitose?

A halitose (mau hálito) é um termo que descreve, um hálito desagradável com origem em alterações variadas da cavidade oral ou outras localizações.

Qual a sua frequência na população?

A frequência real na população é desconhecida mas trata-se de uma situação que provavelmente afecta todos os indivíduos pelo menos ocasionalmente e de forma transitória, apresentando repercussões sociais, afectivas e psicológicas.

Qual a principal origem da halitose?
Na maioria dos casos, a halitose tem origem na cavidade oral. No entanto, pode também representar o primeiro sinal de uma doença sistémica

Quais as causas principais que originam a halitose?
As causas são diversas. Podemos dividi-las em três grupos principais.

  • Causas orais
  • Causas exógenas ou externas
  • Causas relacionadas com outras áreas.

Quais as causas orais?
As causas orais podem estar relacionadas com vários aspectos tais como por exemplo:
  • Má higiene oral
  • Presença de cáries
  • Doenças das gengivas (gengivite e periodontite)
  • Ulcerações orais
  • Infecções orais (bacterianas, virais, ou fúngicas)
  • Próteses dentárias associadas a má higiene oral
  • Hiposialia (diminuição do fluxo salivar)
  • Cancro Oral
No entanto, existe actualmente a evidência científica que associa a acção de alguns tipos de bactérias presentes na cavidade oral (sobretudo Gram- anaeróbias) sobre substratos proteícos contendo enxofre. Ou seja, a degradação desses compostos protéicos provoca a libertação de compostos sulfurosos voláteis que vão dar a noção de hálito desagradável.

Na cavidade oral, onde estão localizadas essas bactérias?
As bactérias encontram-se em toda a cavidade oral, no entanto a língua parece formar um ecossistema ideal pela a sua grande área de superfície e a sua estrutura papilar.Juntamente com a placa bacteriana e os depósitos linguais compostos pela acumulação de células epiteliais descamativas, de resíduos alimentares e de secreções como a saliva e o corrimento nasal posterior  metabolizado pelas bactérias conduzindo à formação dos compostossulfurosos voláteis.


Quais as causas externas?
As principais causas exógenas estão ligadas à ingestão de certos alimentos no nosso dia a dia (ex: alho, cebola), que têm um efeito não só directo mas também retardado (via sistémica) sobre o hálito.
O tabaco, o consumo de álcool e de medicação que desencadeie a diminuição do fluxo salivar agrava o mau hálito. De facto, qualquer factor que conduza a uma diminuição do fluxo salivar agrava o mau hálito.

O que é hálito matinal?
De manhã, ao acordar, é natural que sintamos por vezes um hálito mais intenso que até nos pode levar a sentir necessidade de lavar os dentes. Este hálito matinal é fruto não só da diminuição da quantidade de saliva produzida durante a noite, mas também da abstinência durante várias horas na ingestão de líquidos e alimentos

Quais as causas relacionadas com outras áreas?
A otorrinolaringologia pode ser considerada a segunda área de maior importância associada à halitose (ex: sinusite, presença de corpos estranhos no nariz em crianças).
As causas de origem nos pulmões, estômago, fígado e rins são consideradas raras, Ao longo dos anos houve sempre uma ideia de associação entre patologia gástrica e halitose, a qual é considerada muito rara, mas que poderia surgir em casos de refluxo gastro-esofágico, hernia do hiato, cancro do estômago, estenose do piloro, sindroma de má absorção, ou de infecções intestinais.
A diabetes, as deficiências vitaminicas, a desidratação, assim como outras situações de carácter sistémico podem desencadear halitose .
Podem surgir também variações do hálito durante o ciclo menstrual.

Temos sempre uma noção correcta do nosso hálito?
A nossa percepção do hálito é muitas vezes errada. Pode estar subestimada por habituação, ou nalguns casos exagerada.
Vários são os factores que podem conduzir a uma auto-avaliação exagerada. A título de exemplo podemos referir:

a) A publicidade acerca do mau hálito pode preocupar pessoas sugestionáveis:
b) A noção de mau hálito pode levar à convicção de mau hálito.
c) Crianças com pais com mau hálito podem crescer inferindo que também sofrem do mesmo problema
d) Indivíduos que no passado foram chamados uma vez à atenção de forma esporádica relativamente ao seu mau hálito podem continuar com essa situação.

Como é que o médico dentista pode proceder a um diagnóstico do meu hálito?
O mau hálito de uma forma geral, pode ser prevenido e tratado através de uma boa higiene oral. Esta higiene oral inclui a escovagem, a limpeza, interdentária e o uso de raspadores linguais para a limpeza da língua
Aconselha-se a ingestão diária de água suficiente para manter uma correcta hidratação.
Com a orientação do seu médico dentista pode ainda utilizar elixires contendo agentes específicos que ajudam na prevenção e tratamento da halitose; tais como os que contêm clorhexidina, cloreto de cetilpiridínio e sais de zinco.


O seu médico dentista será a pessoa indicada para o diagnóstico da halitose. Poderá orienta-lo para outra especialidade caso se suspeite de halitose com origem noutra localização diferente da cavidade oral.
Consulte-o regularmente, pelo menos duas vezes por ano.

Fonte: Ordem dos médicos dentistas.

Artigos relacionados:
Gengivite,o que é?
Cirurgia Oral

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.