terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Menopausa

Menopausa é a cessação de menstruação. que pode resultar tanto do processo normal de envelhecimento, como da remoção cirúrgica dos ovários ou de uma histerectomia (retirar o útero cirurgicamente). Nas sociedades ocidentais, a menopausa ocorre, em média, a partir dos 50 anos. A menopausa prematura define-se como uma falha no funcionamento dos ovários e cessação da menstruação antes dos 40 anos. A menopausa cirúrgica resultante da ooferectomia bilateral é um processo comum e pode causar sintomas graves devido à descida brusca dos níveis de hormonas sexuais.

Causas
A causa da menopausa é a paragem de produção de estradiol e progesterona nos ovários, que fazem parte do sistema endócrino, sendo neste caso as hormonas que possibilitam a reprodução e influenciam o comportamento sexual.
Após a menopausa, o estrogénio continua a ser produzido noutros tecidos como os ossos, vasos sanguíneos, e até no cérebro. A queda dramática nos níveis de circulação de estradiol durante a menopausa afeta muitos tecidos, desde o cérebro até a pele.

Sintomas
Cessação da menstruação:
Os ciclos menstruais tornam-se geralmente irregulares à medida que se aproxima a menopausa. O fluxo menstrual tende a diminuir em quantidade devido à diminuição da secreção de estrogénio, resultando num crescimento endometrial menos abundante. Por último, os ciclos tornam-se mais longos, com ausência de menstruação ou apenas episódios de fluxo reduzido. A menopausa verifica-se quando não há perdas hemorrágicas durante 1 ano.

Afrontamentos
Os afrontamentos caracterizam-se por uma sensação de calor intenso no tronco e face, acompanhados de rubor da pele e suores que ocorrem em menos de 50 % das mulheres como resultado da diminuição do nível de hormonas nos ovários. Os afrontamentos são mais graves nas mulheres cuja a menopausa teve origem cirúrgica. Estes afrontamentos quando ocorrem de noite, causam suores e insónias, o que provoca uma sensação de cansaço no dia seguinte.

Atrofia vaginal
A atrofia vaginal pode desenvolver-se com diminuição da secreção de estrogénio, tornando a mucosa vaginal mais fina e diminuindo a lubrificação vaginal; pode provocar dispareunia (dor no ato sexual).

Osteoporose
A osteoporose pode ocorrer como um efeito tardio da menopausa.
  1. Dores de cabeça e afrontamentos
  2. Enfraquecimento dos dentes e recessão das gengivas
  3. A pele torna-se mais seca e desenvolve uma textura mais áspera
  4. Risco de doença cardiovascular
  5. Os mamilos ficam mais pequenos
  6. Os seios ficam mais descaídos e flácidos
  7. O abdómen perde a tonicidade
  8. Secura vaginal. prurido e atrofia/aumento da vontade de urinar/os pelos do corpo e da púbis tornam-se mais grossos e escuros
  9. Os ossos perdem massa e tornam-se mais frágeis.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da história clínica, exame citológico vaginal (predomínio de células parabasais, indicando da de maturação epitelial devido a baixa quantidade de estrogénio) e resultados de análises laboratoriais (níveis elevados de FSH e LH no plasma)
A menopausa que ocorre antes dos 40 anos, independentemente da causa, designa-se por menopausa prematura.

Tratamento
Sintomas vaso motores:
Para mulheres com sintomas moderados a graves, o tratamento com estrogénio/progesterona revelou-se a abordagem mais eficaz no alívio dos sintomas.
Resultados de um estudo da WHI (Women`s Health initiative) sugerem que as mulheres não devem prolongar o tratamento com a combinação estrogénio/ progesterona por mais de 3 ou 4 anos. Segundo este estudo, o risco de doença cerebrovascular e de cancro da mama aumento com este tratamento, ultrapassando os seus benefícios.


Atrofia vaginal:
O uso de creme vaginal com estrogénio por um curto período de tempo poderá aliviar os sintomas de atrofia, mas devido à absorção variável, são preferíveis a terapia com anel vaginal ou a terapia de reposição hormonal. Na altura da relação sexual, a utilização de um lubrificante ou gel de solução aquosa pode revelar-se útil.

Osteoporose:
Ao longo da vida, as mulheres devem ingerir, pelo menos, 800mg de cálcio por dia. Os produtos lácteos magros ou de baixas calorias, sumo de laranja enriquecido com cálcio, vegetais de folha verde e sardinha em lata ou salmão constituem boas fontes alimentares de cálcio.
Para além disso, 1 g de cálcio elementar deve ser tomado como suplemento diário a partir da menopausa e daí para a frente. Os suplementos devem tomar ser tomados com as refeições para aumentar a sua absorção.Para melhorar a absorção de cálcio e manter a massa óssea, é necessário: vitamina D, 800 unidades internacionais (alimentos, luz do sol ou suplementos). Caminhadas rápidas diárias e exercícios de fortalecimento dos braços e tronco ajudam a manter a massa óssea.
As mulheres com risco elevado de sofrer fraturas causadas pela osteoporose devem considerar a toma de bifosfonato, raloxifeno, ou terapêutica hormonal de substituição (THS). Neste quadro estão incluídas mulheres de origem caucasiana e asiática, especialmente se tiverem historial familiar de osteoporose, se forem magras, baixas, fumadoras e fisicamente inativas, ou se tiverem uma ingestão de cálcio insuficiente durante a vida adulta.

O que pode esperar?
Os sintomas principais da menopausa podem demorar 1 ou 2 anos a diminuir mas, nalguns casos, podem persistir durante mais tempo. As opções terapêuticas disponíveis hoje em dia ajudam a controlar a maior parte dos sintomas. As mulheres que foram sujeitas a cirurgia ginecológica ou a quimioterapia, os sintomas como afrontamentos são geralmente mais graves.

Teste os seus conhecimentos:
1- A causa mais comum de menopausa é:
a. Cessação da produção de hormonas pelos ovários
b. Infeção do útero
c. Hipertensão não-controlada

2- Qual das seguintes opções constitui a descoberta laboratorial utilizada para o diagnóstico da menopausa?
a. Anemia
b. Aumento da hormonas estimulante da tiroide (TSH)
c. Aumento da FSH e da LH

3- O tratamento da menopausa pode incluir:
a. Antibiótico
b. Transfusão de sangue
c. Terapêutica hormonal de substituição (TSH)

Respostas
1-a; 2-c;3-c

Sabia que...?
Em média, uma mulher passará 1/3 da sua vida no período pós menopausa.


Leia este post: menopausa

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.