quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Anemia ferropénica


O ferro é um componente essencial da molécula de hemoglobina, pelo que o seu défice causa a anemia ferropénica.
Esta anemia deve-se uma dieta com baixo teor em ferro, alteração da absorção digestiva (alteração da acidez gástrica, cirurgia gástrica, doença celíaca), aumentando das perdas (hemorragia digestiva crónica, menstruação ou outras perdas ginecológicas). É a causa mais frequente de anemia.

Sintomatologia
Os sintomas desenvolvem-se lentamente, já que ser esgotados os depósitos corporais de ferro. Uma vez instalada, a síndrome anémica apresenta-se com palidez da pele e mucosas, fadiga, adinamia, irritabilidade, palpitações, náuseas, cefaleias e sensação de falta de ar. A gravidade dos sintomas varia em função da gravidade e do tempo de evolução da anemia. Os sintomas relacionados com a falta de ferro são: estomatite (inflamação da mucosa oral), glossite (inflamação da língua), atrofia da mucosa nasal, alterações das unhas, nevralgia (dor no trajecto dos nervos periféricos) e parestesias (sensação de formigueiro e adormecimento).


Diagnóstico
Na análise do sangue é notória a diminuição do número de eritrócitos e da concentração de hemoglobina. Os eritrócitos são pequenos (microcitose) e pálidos (hipocromia). O ferro circulante está diminuído, a transferrina (protéina transportadora do ferro) está aumentada, ferritina (proteína responsável pelo armazenamento de ferro) está diminuída e a saturação da transferrina está diminuida. Em casos isolados pode ser realizada a biópsia da medula óssea. É importante investigar a causa do défice de ferro.


Tratamento
Pode administra-se ferro por via oral até normalização dos depósitos que geralmente ocorre aos 3-6 meses. Em casos de intolerância oral ou em doenças digestivas  que comprometam a absorção pode administra-se ferro por via intramuscular ou endovenosa.

Artigos relacionados:
 Alimentos para a anemia, ricos em ferro
Anemia de células falciforme
Anemia das doenças crónicas 
Anemia 


Fonte: Italfarmaco

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.