terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Herpes labial como tratar



Irrompem nos lábios ou na cara pequenas bolhinhas, dolorosas. Mesmo quando ainda não se veem, são um episódio de herpes labial a começar.
De contágio fácil, importa dar-lhe a devida atenção para prevenir e tratar.

O herpes labial é uma infecção causada por um vírus altamente contagioso - o herpes simplex, sendo contraída, muitas vezes, na infância e adolescência. Os sintomas da primeira infecção surgem uma a três semanas após o contágio e desaparecem no fim de sete a dez dias. Após esta primeira infecção, o vírus permanece adormecido (latente) no organismo, instalando-se nas células nervosas à espera de ser reactivado, o que pode acontecer devido a uma variedade de factores - stress, febre, menstruação ou exposição ao sol. Nem sempre se consegue identificar a causa da reactivação.

É nos lábios, ou em volta deles, que geralmente se localizam as lesões típicas do herpes labial, embora também se possam estender a outras zonas como o nariz, as bochechas ou o queixo. Quando aparecem perto dos olhos é necessário cuidado médico especializado. Estas lesões são totalmente identificáveis são pequenas bolhinhas cheias de líquido, que emergem numa zona da pele vermelha e em relevo. A sua presença pode ser anunciada por comichão ou uma ligeira dor. Quando surgem, vão evoluindo até cicatrizarem: a bolsa acaba por se romper e liberta o líquido, formando-se depois uma crosta amarela.

É quando as lesões estão à vista que o risco de contágio é maior. Mas, quando elas desaparecem, esse risco por vezes mantém-se:é que o vírus, mesmo latente, pode continuar a ser transmitido. Além de que há infecções sem sintomas: o vírus pode estar activo sem que haja comichão,dor ou lesões. Beijos, partilha de objectos de uso pessoal como lâminas de barbear, toalhas, pratos, copos e talheres, batons e outros cosméticos constituem uma porta de entrada do vírus no organismo.

Fonte: +saúde.

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.