segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Para uma saúde responsável

Medicamentos não sujeitos a receita médica

Os medicamentos podem ser medicamentos sujeitos a receita médica e medicamento a não sujeitos a receita médica.

Os medicamentos não sujeitos a receita médica são utilizados há longos anos e têm um perfil de segurança bem conhecido, pelo que podem ser publicitados junto do público, ser escolhidos livremente e comprados sem receita médica

Os medicamentos têm de obedecer a critérios  muito rigorosos de qualidade, segurança e eficácia para estarem disponíveis no mercado.

O que são medicamentos não sujeitos a receita médica?
Os medicamentos não sujeitos a receita médica destinam-se ao tratamento de problemas de saúde igeiros e sem gravidade.


Utilização responsável
os medicamentos não sujeitos a receita médica devem ser utilizados de acordo com a informação disponível na embalagem e no folheto informativo. Em caso de dúvida, deve aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico.

Precauções
Os medicamentos não sujeitos a receita médica, em geral, não devem ser utilizados por um período superior a 5 dias. Se os sintomas persistirem ou agravarem, durante o tratamento, deverá consultar o seu médico ou farmacêutico.

A automedicação não é aconselhável em crianças, grávidas e mães a amamentar sem acompanhamento médico ou farmacêutico.

No caso de ter uma doença cronica tenha em atenção outros medicamentos que esteja a tomar.

Vantagens
os medicamentos não sujeito a receita médica têm benefícios que revertem diretamente para as pessoas e para a sociedade:
  • Para as pessoas resolvem problemas de saúde sem gravidade de forma mais rápida e com menor custo, uma vez que evitam o tempo de espera para a consulta médica, os respectivos encargos e faltas ao trabalho.
  • Para a Sociedade permitem libertar recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que podem ser utilizados para doentes mais graves, evitando consultas desnecessárias e liberando os médicos e outros profissionais de saúde para se dedicarem a doentes com maiores necessidades de cuidados.

Medicamentos não sujeitos a receita médica de dispensa exclusiva em farmácia
Existem medicamentos não sujeitos  a receita médica que apenas podem ser vendidos na farmácia

Existem medicamentos não sujeitos a receita médica que apenas podem ser vendidos na farmácia
Embora possam ser vendidos sem receita médica, a sua venda apenas é possível em determinadas condições, avaliadas pelo farmacêutico.

A lista das situações em pode utiliza e os medicamentos não sujeitos a receita médica está disponível em
www.apifarma.pt ou em www.infarmed.pt
Os medicamentos podem ser medicamentos sujeitos a receita médica e medicamentos não sujeitos a receita médica

Esta classificação permite saber quais os medicamentos que exigem prescrição e utilização sob supervisão médica e aqueles que podem ser adquiridos sem necessidade de receita médica.

Os medicamentos não sujeitos a receita médica são utilizados há longos anos e têm um perfil de segurança bem conhecido, pelo que podem ser publicitados junto do público, ser escolhidos livremente e comprados sem receita médica

Os medicamentos têm de obedecer a critérios muito rigorosos de qualidade segurança e eficácia para estarem disponíveis no mercado.

Fonte: Apifarma

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.