terça-feira, 23 de agosto de 2016

Quando deve começar a ler para o seu filho?


Quando deve começar a ler para o seu filho?
Geralmente pensa-se que as crianças começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade, os especialistas descobriram que o caminho para a leitura começa muito antes:
Quando a criança faz 6 meses chegou à idade própria para começar!
Quando mais cedo se começa melhor.
Cante canções, leia histórias, descreva imagens.
Leia alto todos os dias para o seu filho.Ajude-o a gostar de livros.
bastam alguns minutos por dia
As crianças desenvolvem-se melhor quando vêem ou ouvem ler livros todos os dias.

Até aos 12 meses
O que a criança faz com os livros
  • Estica-se para agarrar os livros
  • Leva os livros à boca
  • Vira várias folhas ao mesmo tempo. Consegue virar uma de cada vez com ajuda dos adultos.
  • Observa os livros. Tem interesse  por imagens e caras de pessoas.

O que os pais devem fazer
  • Sentar a criança confortavelmente
  • Mostrar-lhe o livro, apontar as imagens, dizer o nome do que está representado na ilustração, das cores, dos sentimentos, etc.
  • Ajudar a criança a virar as páginas.
  • Repetir o nome de cada coisa ajuda a criança a ligar o som das palavras ao significado
  • Brincar com as palavras e encorajar a criança a responder. A comunicação estimula o desenvolvimento e reforça os laços afetivos
  • Observar a criança para a interessar sem cansar. captar as reações para continuar ou parar.
  • Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer.

Livros mais adequados
  • Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas.
  • De cartão grosso, de pano ou plastificados.
  • Resistentes e laváveis.
  • com cantos arredondados e poucas páginas.
  • Páginas fáceis de virar.
  • De tamanho que a criança consiga segurar e transportar.
  • Macios, com diferentes texturas ou com buracos para a criança os poder explorar com os dedos.
  • Com objetos e personagens do quotidiano, familiares (ex: animais, vestuário, alimentos).
  • Figuras soltas e bem definidas.

Crescer a ler
A criança aprende linguagem oral quando ouve os pais ou irmãos a falar. A pouco e pouco vai compreendendo os significados das palavras e respondendo aos sons do seu ambiente familiar.
Quanto mais atenção receber e quando mais correta e variada for a linguagem da família melhor
Começa a compreender a linguagem escrita quando vê os adultos ler livros, jornais ou revistas e sobretudo quando tem a sorte de ouvir os adultos ler em voz alta.
Se as primeiras experiências com a linguagem escrita forem ricas e agradáveis, a criança aprende a ler melhor e mais depressa.


Como ler com as crianças
  • Mostre a capa, mostre os livros e fale sobre as ilustrações. Deixe a criança virar a página, se ela quiser
  • Leia as frases e mostre-as com o dedo
  • Torne a história viva, faça uma voz diferente para cada personagem e use mímica para contar história
  • Quando a criança começa a saber ler deixe-a ler palavras e frases. Leia a par
  • Faça perguntas e converse sobre a história e sobre as imagens.
  • Verifique se está a compreender bem.
  • Deixe a criança comentar o livro, contar a história ou parte da história.
  • Se a criança não mostrar interesse não insista. Leia outra história ou leia noutra altra.
  • Se a criança pedir, volte a ler a mesma história uma ou várias vezes. É frequente as crianças quererem ouvir muitas vezes uma história que lhes agrada.

Como estimular o interesse pelos os livros?
  • Procurar espaços e atividades de leitura:
  • Visitar livrarias, ir a bibliotecas, ir a feiras do livro.
  • Participar nas adesividades em que a escola pede a colaboração dos pais e que promovem a leitura.
  • Fazer da leitura e do livro uma presença na vida familiar.
  • Encontrar tempo para ler com a criança e valorizar esse momento.
  • Continuar a ler livros preferidos e apresentar outros como supresas agradáveis
  • Ler e reler ao ritmo do interesse.
  • Perguntar"O que aconteceu?"
  • Incentivar a criança a escrever e a desenhar.
  • Deixar a criança memorizar e contar a história
  • Conversar sobre livros
  • Comparar imagens de dois livros que representam o mesmo objeto e falar sobre as diferenças de cor, tamanho, etc.

Onde e quando ler com a criança
  • Reserve sempre alguns minutos do dia para ler, observar e conversar sobre os livros que a criança aprecia.
  • À noite quando a criança já está na cama, leia-lhe antes de adormecer. Os livros acalmam e dão serenidade.
  • Aproveite alguns momentos de pausa ou de convívio para ler.
  • se anda coma criança em transportes públicos experimente levar um ou dois livros e aproveite para ler algumas páginas.
  • O momento do banho pode incluir livros de plástico ou de borracha.

7 excelentes razões para ler com a criança
  • Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação
  • Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.
  • As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
  • Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreender melhor os outros.
  • Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio.
  • Os laços afetivos entre criança e o adulto que lhe lê tornam-se mais fortes.
  • A leitura torna a criança mais calma, ajuda-a a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

Treinar a leitura é muito importante
Para aprender a ler  e a gostar de livros a família deve ajudar muito. Porque ler bem exige muito treino e quando mais cedo se começa melhor.
A criança que tem a sorte de dispor da atenção de uma adulto que lhe leia habitua-se a gostar de livros que leia habitua-se a gostar de livros e aprenderá a ler muito melhor.
Os pais, avós, tios ou padrinhos ajudam muito se lerem em voz alta à criança e se a ajudarem a gostar de livros.
Fonte: Mamãs e bebés

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.