domingo, 14 de junho de 2015

Soja alimentação alternativa

Pertencente à mesma família do feijão, da lentilha e da ervilha, a soja é conhecida há mais de 5000 anos, no Oriente, tendo-se tornado, nos últimos anos, num alimento muito falado e utilizado pelos Ocidentais.
Derivada da palavra japonesa "Shoyu", a soja é originária da China e do Japão.
Trata-se de uma leguminosa oleaginosa rica em proteínas, lípidos, fibras e algumas vitaminas e minerais.

Considerada por muitos como uma fonte proteica completa, uma vez que contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais, a soja é muitas vezes utilizada como substituto da carne e do peixe. Um verdadeiro deleite para os vegetarianos.

Contudo, é necessário ter em consideração que a soja não é fonte de vitamina B12, um elemento normalmente presente na carne que é fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos e para a prevenção de anemias.

Por isso, se é vegetariano ou se por alguma razão evita o consumo de carne considere a possibilidade de tomar um bom suplemento alimentar à base de vitamina B12. A sua saúde agradece!
Um dos principais constituintes da soja e talvez o mais importante é a isoflavonas, um fitoestrogénio de origem vegetal presente nas leguminosas e em grande percentagem na soja.

No decorrer dos últimos anos, muitos foram os estudos realizados para tentar determinar os efeitos das isoflavonas no organismo.

A verdade é que os resultados podem ser um tanto ou quanto controversos ou até mesmo antagónicos mas muitos deles fazem-se acreditar que a toma de suplementos naturais à base de isoflavonas da soja pode ser um excelente coadjuvante para mulheres durante a menopausa. Acredita-se que o facto de terem alguma ação estrogénica faz com que as isoflavonas possam ajudar a diminuir alguns sintomas do climatérico como: os tão indesejados " afrontamentos" ou "calores", insónia entre outros.

Nos últimos anos, a indústria alimentar tem-se virado muito para a criação de novos produtos à base de soja. hoje em dia, já é possível encontrar hambúrgueres, salsichas, sobremesas, gelados, enfim, um mundo de opções para quem pretende fazer uma alimentação mais alternativa

Fonte: Bioforma

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.